Simpatia, adivinhação e consulta aos mortos é pecado?

em terça-feira, 24 de dezembro de 2019

Ocultismo,adivinhação e consulta aos mortos é pecado?

No artigo de hoje iremos descobrir o que a bíblia nos diz a respeito sobre o nosso envolvimento com coisas ocultas, feitiçarias, invocação e consulta aos mortos, simpatia, adivinhações e tudo que invoca forças ocultas para a realização de uma vontade pessoal.

Ao estudar a bíblia encontramos diversos versículos que declaram a posição de Deus a respeito dessas práticas e quão grave é esse pecado "A feiticeira não deixarás viver" (Êxodo 22.18), a bíblia nos diz em 1 João 5:14 "E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve". Sabemos que se pedirmos ele irá nos ouvir, e se buscarmos iremos achar porque será que não acreditamos nessa palavra e recorremos a outros meios para conseguir satisfazer a nossas vontades. Será que conseguimos forçar a Deus a realizar os nossos pedidos sem que Ele queira? Não.

Com isso sabemos que o que opera para a realização dos seus desejos não provém de Deus, quando buscarmos confiar que um objeto ou um conjunto de coisas é capaz de realizar milagres estamos cometendo o pecado de idolatria e estamos dando espaço para uma força maligna operar na nossa vida.

A palavra nos fala em Efésios que não sejamos insensatos mas que despertemos e não se envolvamos com as obras das trevas, porque agora somos luz e a luz tudo manifesta por isso devemos condenar tais práticas andando como os filhos da luz e não como os impios entendendo qual a vontade do Senhor e vivendo conforme a sua palavra.

Ao não se sujeitar a vontade de Deus e recorrer a outras forças para conseguir o que deseja, estamos se afastando do Criador e negando o poder dEle sobre a nossa vida. Rejeitamos o melhor que Deus tem para nós e nos tornamos deus de nós mesmos, vejamos o que diz em Salmos 127:1-2 "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela, inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele dá enquanto dormem". Tudo que acontece no mundo é permissão de Deus, muitas vezes não entendemos os seus propósitos e achamos que faríamos as coisas de forma melhor do que Ele faz, não nos conformamos com o seu silêncio em algumas orações e com isso tomamos a direção da nossa vida pensando está fazendo o melhor, e esquecemos que nada vai acontecer se Deus não permitir quer você recorra a Ele ou a outro.

Muitos podem falar que fizeram simpatias, feitiços, consultaram a adivinhas e deu tudo certo, mas Deus não está por trás disso porque ele não pode condenar tais práticas e ao mesmo tempo operá-las. O que acontece é que Ele permite que forças ocultas operem e realize esses prodígios pois vocês rejeitaram a repressão dEle e escolheram as trevas. Vemos isso ser retratado claramente em Romanos 1:1-32, em que Paulo estava a pregar o evangelho em Roma e dizia orar sempre por eles, mas acontece que mesmo eles tendo conhecido a Deus não guardaram a Sua palavra mas o rejeitaram, sentiam-se sábios e mudaram a glória de Deus, com isso Deus os entregou aos desejos dos seus corações e eles desonraram a si mesmos. Começaram a tornar o que é verdadeiro em mentira e serviram a criatura no lugar do Criador, por isso Deus os abandonou as suas vontades da carne e eles foram ao contrário do que era natural, Deus os entregou a esse sentimento ruim porque eles rejeitaram a Sua palavra e quiseram ser senhor de si. Foram desobedientes a Deus e assim Deus os deixou para fazerem tudo aquilo que não convém permitindo que se enchessem de iniquidade.


Ao falar de bruxaria temos em mente a forma que são retratas nos filmes de uma velha feia com chapéu pontudo fazendo um feitiço em um enorme caldeirão enquanto repete certas palavras. Mas a verdade que as feitiçarias caseiras vem sendo praticadas por muitos como se fosse algo inocente e bom, em forma de simpatias.



Basta pesquisar no Google que iremos encontrar diversas receitas de como conseguir um emprego, de como manter um namoro, de como afastar coisas ruins, atrair dinheiro e muitas outras coisas. Mas quem pesquisa isso não se pergunta da onde vem a força que opera esses milagres, justamente por estarem em busca de soluções rápidas para conquistar o que desejam. Será que o que opera por detrás disso é um ser bom que realiza as vontades de todos sem pedir nada em troca, a verdade que sabemos é que Deus é bom e somente conseguimos fazer algo de bom se estivermos em sua presença porque somos maus e que tudo que não está nele não é dEle e se não é dEle não pode agir conforme  sua semelhança.


Lendo a sua palavra sabemos que o que opera não provém dEle "se um reino se dividir contra si mesmo, tal reino não pode subsistir" (Marcos 3:24). Não existe magia boa, a verdade é que como diz em 2 coríntios 11:14 "porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz" para que se mostre bom e justo e assim muitos sejam enganados por Ele caindo em suas ciladas. Por isso devemos examinar as escrituras para que não sejamos engados vivendo em ignorância, mas que a nossa mente possa ser esclarecida. "Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?" (Marcos 8:36).

Tanto as simpatias quanto a bruxaria em prática são feitas através de rituais, repetição de palavras e uso de objetos para que algo se concretize. Vejamos o que diz em Jeremias 10:5 "Como um espantalho numa plantação de pepinos, os ídolos são incapazes de falar e têm que ser transportados porque não conseguem andar. Não tenham medo deles, pois não podem fazer mal nem bem" a palavra deixa explícita que nenhum objeto tem poder, por isso não devemos confiar nossa vida a Eles como se algo pudesse fazer por você. Tudo acontece por meio da fé, até o próprio Deus usou objetos para através da fé curar pessoas mas deixou explícito em sua palavra que quem curou foi Ele e não o objeto em si. Por isso se você faz uso de um objeto para fazer um pedido e algo te cura, em quem você depositou a sua fé se não sabe da onde vem a força? Temos que tomar muito cuidado com isso, porquê se não foi Deus que ordenou não deve ser feito pois ao condenar mostra que Ele não está no meio disso.

Em Mateus 6:7-8 diz "E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe o que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem". A bíblia esclarece que isso é uma prática de impios e não dos filhos de Deus, se Ele condena como poderia aceitar tais orações, e se Ele não aceita quem está aceitando e realizando o que é pedido nessas repetições?

"O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.
Como eles se multiplicaram, assim pecaram contra mim; eu mudarei a sua honra em vergonha."(Oséias 4:6-7)

É certo que ao longo desta vida enfrentamos aflições e situações desfavoráveis à nossa vontade. Percebemos a nossa pequenez diante dos problemas e recorremos a alguma força maior capaz de reverter nossa descontente situação. Chegamos a nos angustiar quando Deus não atende nossas orações e bradamos:

"Até quando, Senhor? Esquecer-te-às de mim para sempre?"(Salmos 13.1)

Independentemente do tamanho do seu problema, sempre será melhor confiar no Senhor. Não é bom se desesperar e ter sua vontade como soberana ao invés da vontade Deus. Porém muitos, ao não obterem resposta imediata de Deus, buscam 'atalhos' nas forças ocultas, como por exemplo: magias, superstições, simpatias, amuletos, adivinhações, etc.

Na Bíblia temos o exemplo de Saul que, no desespero, decidiu consultar o finado Samuel através de uma necromante, desobedecendo assim a Deus com esta atitude (1 Samuel 28). A consequência do ato de Saul foi a sua morte (1 Crônicas 10:13).
substantivo feminino
OCULTISMO
  1. 1.
    suposta arte de adivinhar o futuro por meio de contato com os mortos;.
  2. 2.
    POR METONÍMIA
    a prática dessa arte.
De acordo com o site Wikipédia "a necromancia ou nigromancia é a suposta arte de se comunicar com o mundo espiritual para obter informações do futuro por meio da invocação dos mortos. Pode referir-se à magia feita com propósitos ruins ou para fazer mal a alguém". Podemos ver em jornais muitos anúncios para esse tipo de consulta, mas a palavra é bem clara a respeito disso "não recorram aos médiuns nem busquem a quem consulta espíritos, pois vocês serão contaminados por eles. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês" (Levítico 19:31) e complementa dizendo "voltarei o meu rosto contra quem consulta espíritos e contra quem procura médiuns para segui-los, prostituindo-se com eles. Eu o eliminarei do meio do seu povo." (Levítico 20:6).

Vejamos o que a bíblia nos diz sobre os mortos, "porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento." (Eclesiastes 9:5). Se a bíblia nos diz que na morte não há obra, conhecimento, nem sabedoria e que a sua memória fica no esquecimento, como o espírito de um morto pode te ajudar em alguma coisa, não deveria pedi conselho ao teu Deus que tudo sabe?

É triste ver muitas pessoas cristãs se envolverem com formas de adivinhação, o que é explicitamente desaprovado por Deus. Sabemos que o maior intento do inimigo é ser objeto de adoração e perverter os caminhos do Senhor (Mateus. 4:8, Atos. 13:11).

Podemos ver as consequências desse erro em 2 Reis 1:1-17, em que o rei Acazias havia caído e ficado doente por isso ele resolveu mandar os seus mensageiros perguntarem a Baal-Zebude se ele ficaria curado daquela enfermidade. Mas no caminho Elias diz aos mensageiros "porventura não há Deus em Israel, para irdes consultar a Baal-Zebude, deus de Ecrom? E por isso assim diz o Senhor; Da cama, a que subiste, não descerás, mas sem falta morrerás" e assim a palavra de Deus se cumpriu e Acazias morreu.

Podemos concluir que a busca pelo ocultismo não se iniciou no século atual, mas vem desde que o pecado entrou na terra e que a palavra se mostra muito firme a respeito da vontade de Deus para a nossa vida, nos alertando para que não continuemos vivendo em pecado "portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês" (Tiago 4:7)  pois "se confessamos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça" (1 João 1:9). "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência" (1 Timóteo 4:1:2)

Portanto, consiste grande erro aos olhos do Senhor a busca do homem por forças ocultas, mesmo apesar das boas intenções. Não é atoa esta severa reprovação. A bíblia mostra que o homem como um ser espiritual, fica propício à ataque maligno se não tiver o correto manejo da Palavra da verdade.

Cremos que Satanás é engenhoso no engano e procura distanciar cada vez mais o homem da verdade que liberta.
"Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, e pela nossa reunião com ele,Que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de Cristo estivesse já perto.Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado.Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado;E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda;A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira,E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem.E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira;Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade;Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.Então, irmãos, estai firmes e retende as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo e nosso Deus e Pai, que nos amou, e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,Console os vossos corações, e vos confirme em toda a boa palavra e obra." (2 Tessalonicenses 2:1-17)

Somos ensinados de que não devemos ignorar as artimanhas do inimigo para que ele não tenha vantagem sobre nós (2 Coríntios 2:11), então, estejamos alertas quanto às práticas ocultas e as sutilezas do mal para que assim façamos a vontade do Pai.

Contamos com um Deus vivo, que se manifesta mais e mais claramente na medida em que vamos adentrando no caminho do Senhor. A comunhão com o Espírito Santo, sob a proteção das Sagradas Escrituras, nos garante orientação segura! Amém.

Inspirado por Deus e escrito por Thifany Santos e Tiago Nascimento.

10 comentários , comente também!

  1. Ótimas explicações. Independentemente de concordar ou discordar, acho os ensinamentos e pontos de vista diferentes (dos meus) muito válidos.

    ResponderExcluir
  2. muito interessante conhecer mais sobre esses conceitos, temos que ter a cabeça aberta para sempre aprender mais

    ResponderExcluir
  3. Complicado esse tema.. eu não mexo com essas coisas e nem quero, só coisas boas, como diz a música "vibrando amor e paz" =)

    ResponderExcluir
  4. Eu acho incrível quem trabalha com a bíblia, acho que é um tanto trabalhoso desvendar e interpretar um texto tão antigo. Por mais que as opiniões sejam divergentes, você fez um trabalho incrível aqui. Parabéns! ♡

    ResponderExcluir
  5. esse assunto é bem perculiar, pq é dificil mudar a cabeça de quem pratica esses hábitos que pra mim e pra Deus são abomináveis!

    ResponderExcluir
  6. Um tema bem complexo, afinal lida com a crença das pessoas, mas obviamente que para quem segue os ensinamentos da bíblia este post é super importante.

    ResponderExcluir
  7. É uma temática que não se vê por aí, muito legal você fazer uma postagem sobre isso! Amei

    ResponderExcluir
  8. Interessante o post e a sua visão sobre o tema. Não costumo buscar esse tipo de prática e "soluções", Deus pra mim é sempre o suficiente. Mas nunca julgo quem faz também, cada um sabe de si

    ResponderExcluir